Microbioma: o que ele tem a ver com a saúde da sua pele?

Parece estranho, mas é verdade: o corpo tem mais bactérias do que células! Saiba mais sobre os micróbios que moram em você – e te fazem bem.



Quando se fala em micro-organismos, geralmente, pensamos nos patogênicos, aqueles que causam doenças e fazem mal para a nossa saúde. Porém, apesar da má fama dos micróbios, muitos deles são benéficos. Um exemplo? As bactérias utilizadas na fabricação dos iogurtes. 

Micro-organismos do bem estão por toda parte – inclusive no nosso corpo. Na verdade, nós abrigamos uma imensidão deles. 

É isso mesmo! Não somos formados apenas por tecidos, ossos, músculos… Temos um montão de micróbios em todos os nossos órgãos, dentro e fora deles. Quantos? Trilhões! E eles também habitam a nossa pele, que é o nosso maior órgão. Só na ponta do seu dedo, vivem mais de 50 milhões. 

A maioria dos micróbios que, literalmente, vive em nós são bactérias. Mas também hospedamos fungos, protozoários e até mesmo vírus. Essas verdadeiras comunidades de micro-organismos formam o que chamamos de microbioma humano (ou microbiota). 

A ciência vem descobrindo que essa turma toda desempenha uma série de funções vitais ao equilíbrio da nossa saúde, como ajudar na digestão dos alimentos, sintetizar vitaminas e gerar anti-inflamatórios que nós não conseguimos produzir sozinhos. 

A relação entre nós e os nossos micróbios é tão crucial que dela depende o bom funcionamento do nosso sistema imunológico. É por isso que estudos sobre o microbioma humano estão se intensificando cada dia mais: acredita-se que a chave para a cura de diversas doenças possa estar na colônia de micro-organismos que vive em cada milímetro do nosso corpo. 

E o que tudo isso tem a ver com skin care? 

A resposta é simples: cada vez mais, os cosméticos poderão ser formulados com ingredientes que ajudem a equilibrar o microbioma da pele. Além de inibir a proliferação de micro-organismos do mal, eles também irão proteger os micro-organismos do bem! 

Produtos pró-microbioma são uma das grandes revoluções em desenvolvimento de produto de cuidados com a pele. E a Riô está saindo na frente. Vem novidade por aí! 

Você tem alguma dúvida sobre skin care? Mande a sua pergunta que a gente responde! É só clicar aqui. 

______________ 

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

Assine e tenha acesso em primeira mão a conteúdos
sobre o estilo de vida tropical, urbano e contemporâneo.