É verdade que banho quente faz mal pra pele?

Apesar de relaxante, o banho quente desidrata e compromete a barreira cutânea. Mas, já que gostamos tanto dele, que tal saber como minimizar os danos?



O Brasil é o país onde mais se toma banho no mundo. Tomamos, em média, 12 banhos por semana, um hábito que tem a ver com o nosso clima tropical e o estilo de vida que privilegia atividades em ambientes externos. 

Mas o banho pode desidratar a pele, principalmente porque a preferência nacional é que a temperatura da água seja mais alta do que a ideal. 

E já que gostamos tanto de um banho quente e relaxante, que tal minimizar os impactos dele na pele? 

Diminua o tempo 

A dobradinha banho quente e prolongado danifica ainda mais a barreira cutânea, retirando dela os óleos produzidos naturalmente pelo organismo e que mantêm a pele hidratada. 

Quanto menos tempo em contato com a alta temperatura da água, melhor. Então, reduza o tempo no chuveiro. 

Proteja o pH 

Ao contrário do que muitos imaginam, o pH de uma pele saudável não é neutro, mas, sim, levemente ácido. De modo geral, ele fica entre 4,5 e 5,5. Esta faixa é chamada “pH fisiológico”, a ideal para manter a integridade da barreira cutânea. 

Para não interferir no nível de acidez que a pele precisa, use sabonetes com fórmulas que respeitem o pH fisiológico. Eles também são importantes pra proteger seu microbioma positivo, sua comunidade individual e intransferível de micro-organismos do bem. 

Evite usar buchas 

Uma das recomendações mais unânimes entre dermatologistas é a de não usar buchas para lavar o corpo (e o rosto). E isso significa qualquer tipo de bucha! 

fricção mecânica na pele destrói o manto hidrolipídico, a finíssima (e invisível) película que cobre toda a extensão da pele, uma verdadeira emulsão que contém substâncias importantíssimas para a defesa e saúde cutânea. 

Outro ponto negativo das buchas é que elas podem abrigar bactérias, fungos e outros micro-organismos oportunistas. 

Capriche na hidratação pós-banho 

Aplicar o hidratante assim que sair do chuveiro ajuda a pele a recuperar a integridade da barreira cutânea mais rapidamente, devolvendo a ela os óleos essenciais e evitando a perda transepidérmica da água. 

Mas seque a pele antes! Sem esfregar, apenas pressionando a toalha levemente. 

Confira 3 produtos Riô pra você cuidar da pele do corpo durante e depois do banho quente 

01. Gel de banho 

Combina tensoativos suaves numa fórmula que respeita o pH da pele e faz uma limpeza inteligente, ou seja, remove apenas as impurezas. 

Ingredientes 

Pró-vitamina B5, derivados dos ácidos graxos do arroz e do amido – estimulam a produção da água e criam um biofilme que impede a evaporação. Esses ingredientes também atraem umidade para as superfícies da pele, garantindo mais hidratação já na etapa do banho. 

Água de coco verde e bioativos de algas marinhas: reforçam a presença de sais minerais e oligoelementos, indispensáveis para o equilíbrio imunológico da pele. 

Vitamina E: evita a formação de radicais livres, ajudando a prevenir o envelhecimento precoce. 

02. Sérum Hidratante Corporal Pró-idade 

Mantém a elasticidade natural da pele, repara e promove hidratação intensa. 

Ingredientes 

Bioativos de algas de água doce: potentes estimuladores da regeneração de colágeno afetado pela radiação UV solar e artificial, minimizando os danos e o envelhecimento da pele, regenerando e melhorando a aparência. 

Bioativos botânicos: produzem ação hidratante imediata e profunda. 

Bioativos de algas marinhas: estimulam os mecanismos de autoproteção e de regeneração da pele exposta à radiação UV solar e artificial, poluição e agressão ambiental. Também combatem a oxidação e reforçam o equilíbrio imunológico da pele. 

Bioativo do coco verde: hidrata e remineraliza a pele, acalmando irritações. 

Pró-vitamina B5: antioxidante natural que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e estimula a hidratação natural da pele. 

03. Loção Hidratante Corporal 

Promove hidratação, é antioxidante e ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. 

Ingredientes 

Bioativos de algas marinhas: estimulam os mecanismos de autoproteção e regeneração da pele exposta à radiação UV, poluição e agressão ambiental; combatem a oxidação e reforçam o equilíbrio imunológico da pele. 

Bioativo do coco verde: hidrata e remineraliza a pele, acalmando irritações. 

Manteiga de Karité: ativo hidratante rico em vitaminas A, E e F. 

Ativos derivados da oliva e semente de uva: criam camada de proteção fisiológica; hidratam instantaneamente sem melar. 

Óleo de café verde; vitamina E e Pró-vitamina B5: antioxidantes naturais que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e estimulam a hidratação natural da pele. 

Mas não se esqueça de cuidar do rosto também. Para peles oleosas ou mistas, nosso Sérum Biofirmador Matificante é tudo de bom! Toque aqui e descubra tudo que tem na fórmula. 

______________ 

Vale lembrar que as informações deste texto não representam nenhum tipo de recomendação médica, nem substituem a importância de você consultar um dermatologista. 

Assine e tenha acesso em primeira mão a conteúdos
sobre o estilo de vida tropical, urbano e contemporâneo.